...nOk!nhax...

Thursday, February 08, 2007

Wassily Kandinsky



Nasceu em Moscovo, no dia 4 de Dezembro de 1866 no seio de uma família de classe média.


Inicia as suas aulas de pintura com 8 anos e aos 20 frequenta a Universidade de Moscovo, onde estuda Direito e Economia.
.
Anos mais tarde muda-se para Munique, Alemanha, e dedica-se à pintura.


Ao longo da sua carreira de pintor funda várias associações de pintores, como é o caso da “Phalanx”, da "Nova Associação dos Artistas de Munique”.


Para além de pintor, Kandinsky foi também escritor, músico e ocupou cargos no Estado Soviético (URSS).


Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial volta para a Rússia, onde ocupa cargos de administração artística e cultural no Novo Estado Soviético.


Em Berlim é convidado a fazer parte da Bauhaus (que passou por várias cidades: primeiro em Weimar e depois em Dessau e Berlim), onde desde 1922 a 1933 dirige um curso de iniciação e o Atelier de Pintura Decorativa.


Com a ascensão nazi ao poder, este vê-se obrigado a abandonar a Alemanha e parte para o exílio em Neully-sur-Seine, perto de Paris.


Passa aí os últimos anos da sua vida, vindo a falecer no dia 13 de Dezembro de 1944, aos 78 anos de idade.

A Obra

Kandinsky foi o primeiro pintor que prescindiu da representação de objectos e temas da natureza de forma programática.

Segundo este, “A renuncia à figuração é um meio necessário para chegar a uma pintura pura”.

A obra deste distancia-se tanto da imitação como da decoração.


A distribuição da cor no quadro é conduzida por princípios de harmonia e contraste, como na música, de modo que cada elemento desperte uma oculta vibração no observador.


Entre 1906 e 1908 viaja pela Europa e expõe nos Salões de Outono e dos Independentes em Paris, onde conhece o Fauvismo e o Cubismo.




Igreja em Murnau
1910
Óleo sobre cartão
64,7 x 50,2cm
Städtische Galerie im Lenbachhaus
Munique


A influência da cor fauvista surge nos quadros que pinta em Murnau, entre 1908 e 1909.


Em 1909, também pinta um quadro chamado Interior (a minha sala de jantar) que se insere nas raras obras, onde o artista representa o seu ambiente doméstico, pois para este, as limitações do espaço e a diversidade dos objectos negavam-lhe a liberdade que só encontrava na natureza.


Mas por outro lado, Kandinsky era muito reservado no que tocava a sua vida privada, não gostando de expô-la ao público.

.


Interior (A minha Sala de Jantar)
1909

Óleo sobre cartão
50x65cm
Städtische Galerie im Lenbachhaus
Munique



Um ano mais tarde, em 1910 pinta a primeira aguarela abstracta, composta apenas por manchas coloridas sem qualquer objecto identificável.


Entre 1910 e 1920 a sua pintura caracterizou-se por um romantismo formal de linhas violentas e desordenadas, animadas por grande vivacidade da cor.


Nos seus quadro, este faz alusão à música, ao dar os títulos de “Improvisação” e “Composição”, pois era através da analogia à música, que este via as cores e as formas “vibrarem” e “ressoarem”.


Nos quatro anos seguintes, mantém o dinamismo anterior e formas mais rigorosas começam a surgir na sua obra.


Kandinsky ensaia o seu caminho definitivo para a abstracção e escreve “Do Espiritual na Arte”, publicado em 1911 onde se podem verificar as suas famosas óperas de cor, que nunca foram representadas em vida do artista.



Primeira Aguarela Abstracta

1910
lápis, aguarela e tinta-da-china sobre o papel
49,6 x 64,8cm
Museu Nacional de Arte Moderna

Centro George Pompidou
Paris



Em 1914, regressa à Rússia, onde a Revolução de 1917 promove uma das vanguardas artísticas mais activas e singulares do século XX.


Este ocupa cargos importantes na administração artística e cultural do novo Estado Soviético, cria na Rússia museus e programas de ensino artístico.


Quatro anos depois volta à Alemanha e faz parte de um claustro da Bauhaus (esta passou por várias cidades: primeiro em Weimar e depois em Dessau e Berlim), onde dirige o Atelier de Pintura Decorativa e o curso de iniciação de 1922 a 1933.

Nesta altura junta-se com mais três pintores e funda o Die Blaue Vier (Os Quatro Azuis) e a sua obra disciplina-se: à cor junta-se a geometria e a interacção das formas.




Amarelo-Vermelho-Azul
1925
Óleo sobre tela
128 x 201,5cm
Museu Nacional de Arte Moderna
Centro George Pompidou
Paris



Com a ascensão nazi ao poder, as suas obras foram consideradas “arte degenerada” e muitas delas foram confiscadas pelos nazis.

Dessas obras, catorze foram postas em exposição pelos nazis, com o objectivo de denegrir a arte moderna, esta exposição teve a presença de mais de dois milhões de visitantes.


Com esta situação, Kandinsky viu-se obrigado a abandonar a Alemanha partindo para o exílio em Neully-sur-Seine, perto de Paris, onde dominavam os pintores cubistas e surrealistas e onde ninguém compreendia as suas abstracções.

Apesar disso, continuou a pintar.É nas últimas pinturas que Kandinsky melhor justifica a frase: “A arte moderna só pode nascer onde os sinais se tornam símbolos”, pois a sua linguagem simbólica não aceita mais a separação entre a “sensação” e o símbolo que a exprime.



Mais algumas obras



1908-Autumn in Bavaria



1911-Composition IV






1923-Black and Violet



.


Bibliografia


Grandes Pintores do SéculoXX, Wassily Kandinsky, GLOBUS

http://www.artchive.com/ftp_site.htm

http://ourique12b.blogdrive.com

http://www.ibiblio.org/wm/paint/

http://www.artcyclopedia.com/

http://www.moma.org/

http://www.wikipedia.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home