...nOk!nhax...

Wednesday, March 15, 2006

D. João de Castro




D. João de Castro (1500 a 1548)



Fidalgo da casa do rei D. Manuel I, D. João de Castro nasceu a 27 de Fevereiro de 1500em Lisboa (Portugal) e morreu a 6 de Junho de 1548 em Goa (índia). Era de nacionalidade portuguesa.Estudou Letras, por vontade do pai, mas preferiu enveredar depois pela carreira militar. Em 1535, acompanhou a expedição de Carlos V destinada à conquista de Tunes.


Em 1538, partiu para a Índia na armada do vice-rei D. Garcia de Noronha. Nesta viagem escreveu o primeiro dos seus três célebres roteiros. Os seus roteiros são de alto valor científico, em particular a nível da geografia e da astrologia. O primeiro roteiro evidencia os invulgares conhecimentos cosmográficos do autor.



O segundo roteiro da costa da Índia foi elaborado na expedição feita pelo vice-rei a Diu. O último foi elaborado em 1541, na viagem do governador D. Estêvão da Gama, de Goa a Suez.

A obra de D. João de Castro encerra descrições pormenorizadas das terras por onde viajou. Pela sua precisão, os roteiros tornaram-no o melhor guia da época.

D. João de Castro em recompensa dos seus serviços recebeu altas honras.


A maior de todas consistiu em nomeá-lo para o cargo de vice-rei da Índia.
D. João de castro apesar de novo e de ter recebido o cargo há pouco tempo não o liderou por muito mais pois três semanas depois de ter recebido o cargo morreu.



Imagens: Diciopédia 2005
www.google.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home