...nOk!nhax...

Wednesday, March 15, 2006

Mandioca




Arbusto originário dos Andes peruanos, a mandioca, foi cultivada por várias nações indígenas da América Latina que consumiam as suas raízes; no Brasil o hábito de cultivo e consumo continua, com a raiz.

A origem do nome mandioca (manioca) seria de uma lenda Tupinambá sobre a deusa Mani, de pele branca, que encontrou sua morada (oca) na raiz desta planta.


Existem diversas espécies da planta, que se dividem em mandioca doce e mandioca brava (ou mandioca amarga), de acordo com a presença de ácido cianídrico (que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol).

Algumas regiões usam o nome aipim ou macaxeira para designar a mandioca-doce.
No Brasil toda a raiz da mandioca é consumida na forma de farinha, da qual se faz a tapioca, ou em pedaços cozidos ou fritos.
Está presente também no preparo de receitas típicas da amazônia como o tacacá, a maniçoba e o molho tucupí. Dela também se fazem bebidas destiladas como o cauim (indígena) e a tiquira (cachaça comum no Estado do Maranhão).

Dela também se faz o polvilho (fécula de mandioca). Apesar de frequente em países da África e da Ásia, para onde foram levadas pelos colonizadores ibéricos, o hábito de utilizar as folhas da planta para alimentação no Brasil só ocorre na região Norte.A farinha de mandioca comunmente é preparada a partir da mandioca brava.



Em Moçambique, além da raiz, se consomem também as folhas jovens, piladas (moídas no pilão), juntamente com alho e a própria farinha seca da raiz e depois cozinhada normalmente com um marisco (caranguejo ou camarão); esta comida se chama "matapa" e é uma das mais populares da culinária moçambicana.Os portugueses descobriram a mandioca no Brasil - foi um dos produtos que aí descobriram -----A mandioca é um alimento altamente energético, podendo substituir o pãozinho, ou mesmo o arroz e o macarrão.

Contém, ainda, razoáveis quantidades de vitaminas do Complexo B, principalmente Niacina, que estimula o apetite, promove o crescimento e conserva a saúde da pele. Os seus sais minerais como o Cálcio, Fósforo e Ferro participam da formação dos ossos, dentes e sangue.Conforme o tipo, a polpa da mandioca deve apresentar cor branca ou amarelada uniforme e a casca deve soltar-se com facilidade. Mas, mesmo de boa qualidade, convém conservar a mandioca por apenas 2 dias quando fresca. No entanto, descascada e coberta com água numa vasilha, ela dura por mais tempo, assim como, depois de cozida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home